domingo, 13 de setembro de 2009

Fique em Forma!

Chá Verde com gengibre!!!!

Coloque 750 ml de água fervente, um pedaço de 3 cm de gengibre e 1 colher de sopa de chá verde (banchá) ou em saquinho, abafar por 10 min. Pode adoçar e colocar cravo também, preferência açucar mascavo! Este chá acelera o metabolismo e emagrece!









Bolo Integral de Banana e Abacaxi

Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1 xícara de leite
1 colher chá de essência de baunilha (adicionei por conta)
1 xícara de bananas maduras cortadas em rodelas (3 médias)
4 rodelas picadas de abacaxi em calda
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de trigo comum
1 colher (sopa)de fermento em pó
1 xícara de nozes picadas (uso 1/2)
1 xícara de granola
passas, ameixas
2 colheres de chá de canela em pó


Modo de Fazer
Coloque os 5 primeiros ingredientes no liquidificador, depois misture as farinhas e o fermento. A parte misture as nozes, a granola, passas, ameixa, abacaxi , bananas, canela (pode colocar umas 2 colheres de açucar mascavo também)

Dicas :  

Eu gosto de colocar granola em cima do bolo prá enfeitar!  

Pode tomar com o chá de gengibre...humm

Coloque na forma metade da massa, o recheio com as frutas e a granola e por ultimo o restante da massa. Forno pre aquecido, 200 graus. Coloco no forno por 20 min sem dourador e 20 min com dourador.

O Segredo das Famosas Para secar

Acredite: é barato, seguro e saudável. Vale para o emagrecimento, para chapar a barriga, vencer a retenção de líquidos e regular o metabolismo.....olha quem ta aí??? a canela e o gengibre! 

As famosas que aderiram a dieta: juliana Paes, Paola Oliveira, Carol Castro e Luíza brunet. A dieta chama-se antioxidante.










Os sete heróis da dieta – faça um rodízio entre eles

Chá Verde: antioxidante e termogênico
Tomar 2 a 3 xícaras do chá, longe das refeições
Folhas Verdes Escuras: antioxidante e desintoxicante, ricas em fibras e saciam.
Opções: agrião, couve, escarola, espinafre, rúcula.
Porção diária: um prato fundo ou mais.
Frutas Vermelhas: antioxidantes
Opções: amora, cereja, framboesa, ameixa, morango.
Porção diária: 2 ameixas ou 1/2 xícara de framboesa ou amora ou 7 morangos.
Frutas cítricas: ricas em vitamina C – antioxidantes
Opções: kiwi, limão, laranja, tangerina
Porção diária: 2 kiwis pequenos ou 1 laranja ou 1 tangerina ou suco de 2 limões
Oleaginosas: tem aminoácidos que ajudam na formação dos músculos.
Opções: amêndoa, castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e avelã.
Porção diária: 5 nozes, avelãs ou castanha de caju ou 2 castanhas-do-pará.
Vegetais crucíferos: Vitaminas A, C e E, antioxidantes potentes.
Opções: brócolis, aspargo, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho.
Porção diária: 2 xícaras (chá) ou mais.
Vinho tinto: com resveratrol, substância antioxidante e anti-inflamatória.
Outras opções: suco de uva ou a fruta (com casca e sementes)
Porção semanal: 2 taças de vinho ou suco de uva.

Os queimadores de gordura – ativam o metabolismo – escolha 1 por dia

Canela
Porção: 2 colheres (sobremesa)
Como usar: no café, na fruta, no iogurte ou no suco.
Gengibre
Porção: 1 pedaço (5 cm)
Como usar: espremido na salada, em forma de chá ou batido com suco de fruta
Molho de mostarda
Porção: 4 colheres  (chá)
Como usar: no hambúrger, no sanduíche ou no molho da salada
Pimenta Vermelha
Porção: 1 pimenta ou 6 g em pó
Como usar: em legumes, carnes e peixes ou salpicada em saladas.




Suco para antes ou depois da malhação
Mix de Proteína, vitamina C e carboidratos


1/2 banana média
iogurte light (170g)
120 ml de suco de laranja
120 ml de copo de água
2 conchas de proteína de soro de leite

Misturar no liquidificador.

Nutricionista Esportivo
Gostei muito dessa matéria, não está completa...vale a pena ler!







Rodolfo Anthero de Noronha Peres – CRN8 - 2427
Hoje, mais do que nunca, o assunto “queimar gordura” chama a atenção de um número cada vez maior de pessoas. Produtos ou dietas milagrosas estão em todos os lugares, seja na televisão, em revistas ou nas livrarias (sempre entre os mais vendidos). A indústria da perda de peso movimenta hoje cifras milionárias, pois a obesidade vem crescendo de forma assustadora, sem distinção racial ou social, tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos. Hoje, existem aproximadamente 5 ou 6 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo que das quais, em torno de 300 milhões são obesas.
Acreditem, o maior contribuinte para o sucesso em um programa de redução da gordura corporal, não está em nenhuma droga mirabolante, em nenhum suplemento milagroso, ou ainda, em nenhuma aulinha de sala mais delicada, mas sim em uma dieta adequada. A nutrição corresponde aos processos gerais de ingestão e conversão de substâncias alimentícias em nutrientes que podem ser utilizadas para manter a função orgânica. Esses processos envolvem nutrientes que podem ser utilizados com finalidade energética, para reconstrução e reparo dos tecidos, para a construção e manutenção do sistema esquelético e para regular a fisiologia corpórea.


Primeiramente, devemos corrigir o conceito errôneo de perda de peso. Perder peso definitivamente não é igual a perder gordura. Aqueles mais impacientes, na ignorância de achar que quanto mais rápido melhor, buscam dietas nas quais ocorre uma redução de 3, 4, até 5 kg por semana. Ao invés de ficarem felizes quando atingem uma perda como esta, deveriam na verdade ficar muito tristes, pois a maior parte desta perda ponderal terá sido certamente de líquido e massa magra.
Para conseguir a diminuição da massa adiposa é necessária à existência de balanço energético negativo, condição na qual o gasto energético supera o consumo de energia. Os estoques de energia do organismo são consumidos para sustentar os processos metabólicos, o que leva a perda de peso, frente ao déficit energético. O gasto energético é influenciado por três componentes: taxa metabólica basal; gasto energético com exercício físico; e a energia gasta com o efeito térmico dos alimentos. A taxa metabólica basal depende da idade, sexo, quantidade de massa corporal, freqüência cardíaca e níveis plasmáticos de insulina, sendo influenciada principalmente pela massa magra. Já a energia gasta com a atividade física depende da intensidade e da duração desta, correspondendo ao maior índice sobre o gasto energético humano. O efeito térmico do alimento deve-se principalmente aos processos de digestão, absorção e assimilação de nutrientes, e representa, para uma pessoa ativa, menos de 10% do gasto energético diário.
Uma das maiores mentiras que a indústria do fitness pode vender para seus clientes é que o exercício físico isoladamente irá queimar gordura. Estudos indicam que sem o controle nutricional, o indivíduo tende a realizar aumento do consumo de calorias de forma compensatória. Assim, o possível efeito redutor da adiposidade imposto pela atividade física somente é perceptível com a intervenção nutricional. Por isso é tão comum nós observamos gordinhos caminhando todo santo dia nos parques e não emagrecerem um grama! Certamente os mesmos chegam em casa, atacam a geladeira, e ainda colocam a culpa pela falta de resultados, na pobre caminhada. Estudos indicam que sem o controle nutricional, a população obesa tende a realizar aumento na ingestão calórica de forma compensatória. Assim, o possível efeito redutor da adiposidade imposto pela atividade física somente é perceptível com a intervenção nutricional.
Na verdade, a dieta é muito mais eficiente em produzir déficit energético do que o exercício físico, mas isoladamente, as dietas hipocalóricas podem causar perda de massa magra. Portanto, o exercício físico em associação com dietas, facilita a adesão ao controle alimentar e garante maior sucesso na manutenção da massa magra e redução da massa adiposa.

1. Não subestime seu gasto energético!
Um erro muito comum é ingerir muito menos calorias do que se gasta, ficando com um déficit energético considerável. Esta prática certamente resultará em perda de massa magra. É inteligente não realizar um déficit calórico maior do que 500 – 750 kcal por dia, o que irá resultar em uma redução máxima de gordura corporal em torno de 0,8 – 1,2 kg por semana.

2. Não entre em homeostase!
Outro erro típico, ainda muito observado em dietas para perda de gordura corporal, é a manutenção de uma dieta hipocalórica durante um período muito longo. Esta prática errônea leva nosso organismo a uma redução em seu gasto energético, principalmente por diminuir a termogênese,
Muitos processos fisiológicos operam nessa redução da atividade metabólica, tais como: diminuição da atividade do sistema nervoso simpático; mudanças periféricas no metabolismo tireoidiano; redução na secreção de insulina; mudanças na secreção de glucagon e hormônio do crescimento (GH). No entanto, muitos atletas e indivíduos que desejam queimar gordura, há alguns anos vêm se beneficiando de uma estratégia um tanto quanto saborosa para obter resultado. Estas pessoas comem tudo o que quiserem em um dia da semana, inclusive doces, bolos e sorvetes, no famoso “Dia do Lixo”, quando estrategicamente adiciona-se de 1.000 a 2.000 calorias provenientes de qualquer fonte de carboidratos.

3. Procure manter a dieta o mais simples possível!
Por experiência, todo programa que lhe exigir muito trabalho, com receitas complicadas, por exemplo, tenderá a fracassar. Procure variar nos temperos naturais e formas de preparo, mas sempre mantendo uma base com uma variedade não muito grande de alimentos. Também nunca se esqueça de se alimentar a cada 2.5 – 3 horas. O ótimo fracionamento alimentar é uma das principais medidas para se manter o metabolismo sempre ativo.

4. Mantenha um bom balanceamento de todos os nutrientes!
O interessante é manter uma ingestão em torno de 30% das calorias ingeridas provenientes de proteínas; em torno de 15% a 20% provenientes dos lipídios e o restante, em torno de 50% a 55%, proveniente dos carboidratos, mas isso irá variar de acordo com a individualidade biológica de cada um.

5. Mantenha a ingestão de proteínas elevada em todas as refeições!
Durante anos, ingestão protéica elevada foi condenada por inúmeros nutricionistas. Hoje já se observa que exceto para pessoas com danos renais ou com uma grande pré-disposição para tal, a ingestão um pouco mais elevada de proteínas não ocasionará tal sobrecarga.  Uma dieta rica em proteínas na fase de definição muscular é fundamental para evitar o catabolismo muscular.

6. Administre a quantidade e o tipo corretos de carboidratos!

Os carboidratos complexos existem em cereais, tubérculos, massas e nos pães, sendo utilizados na refeição que antecede o treino. Deve-se também considerar sempre o índice glicêmico desses alimentos. Esse índice reflete o impacto que determinado tipo de carboidrato exerce sobre a glicose sangüínea. Salvo na refeição imediatamente após o treinamento, deve-se preferir sempre carboidratos de baixo índice glicêmico. Batata-doce, cará, inhame e aveia, por exemplo, são boas opções.

7. Ingira a quantidade correta de gorduras!
As gorduras não são totalmente um mal. Elas perfazem importantes funções fisiológicas, tais como transporte de determinadas vitaminas, estruturação celular, etc. Em uma dieta visando definição muscular, é interessante manter um aporte lipídico com apenas em torno de 1/3 destas provenientes de gorduras saturadas, sendo que os 2/3 resultantes deveriam provir de gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva extra virgem, castanhas, nozes, etc) e de gorduras poliinsaturadas (peixes de águas frias e profundas, semente de linhaça).

8. Não subestime as vitaminas e sais minerais!
Como exemplos, podemos citar as vitaminas do complexo B e o cálcio, que são fundamentais no processo de lipólise. O ideal é obter todos os micronutrientes por meio de uma dieta balanceada e somente caso for observado alguma impossibilidade, seja ela por falta de disponibilidade de alimentos, falta de tempo ou até mesmo restrição alimentar. O correto seria realizar a suplementação isolada de somente os micronutrientes que forem identificados como deficientes.

9. Alimente-se antes e depois do treinamento!
É conveniente realizar uma refeição em torno de 90 minutos antes do treinamento. Esta refeição deveria conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, baixa em fibras, frutose e gorduras. Imediatamente após o treinamento, é interessante realizar uma refeição o quanto antes, a fim de auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo.

10. Inclua alimentos funcionais em sua dieta
Atualmente, muito se pesquisa sobre alimentos funcionais, ou seja, aqueles que possuem elementos benéficos à saúde além dos nutrientes básicos de uma alimentação saudável. Podemos citar: vinho tinto, chá verde, molho natural de tomate, alho, oleaginosas, cebola, temperos naturais (manjericão, alecrim, orégano), linhaça e cereais integrais. Vários estudos comprovam que uma dieta contendo a ingestão de soja (proteína isolada) e peixes, apresenta melhores resultados quanto à queima de gordura, quando comparada a uma dieta sem a ingestão desses dois alimentos. Isto parece ser devido à presença adequada de ômega 3 no caso dos peixes; e no caso da soja, observa-se que esta é uma excelente fonte dos aminoácidos arginina e glicina, que são precursores do hormônio glucagon. Este além de ser termogênico, auxilia na oxidação dos ácidos graxos e promove glicogenólise hepática.
Para a elaboração de um ótimo programa nutricional, procure sempre os serviços de um nutricionista esportivo. Hoje, apesar de ainda serem poucos nutricionistas nessa área específica, possuímos excelentes profissionais atuando em todo Brasil.
*nutricionista esportivo

23/09/09

Feijão Branco



Estou testando essa novidade: a farinha de feijão branco....como fazer??? Você lava o feijão, seca (sol ou papel absorvente) coloca no liquidificador que dá uma barulheira danada e aí deve-se peneirar. Essa farinha contém uma substância chamada faseolamina que ajuda no emagrecimento porque inibe a digestão de carboidrato e também reduz triglicerídeos . Deve-se consumir uma colher de chá em um copo de água, 30 minutos antes das refeições. Não aumentar a dose diária que é 1 grama por dia visto ter feitos colaterais indesejáveis como diarréia e náuseas.
http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1215211-16619,00-RECEITA+COM+FEIJAOBRANCO+EMAGRECE+E+AJUDA+A+EVITAR+DIABETES.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário